Intervenção terapêutica com crianças com Apraxia de fala
Quais são os princípios para intervenção terapêutica com crianças com Apraxia de Fala:
1. Selecionar adequadamente palavras/frases-alvo (para essa seleção considerar: idade da criança, qual o repertório de fonemas que ela possui, palavras de alta-frequência e funcionais (motivadoras), e muito importante considerar a estrutura silábica (hierarquia silábica: lembrando que para uma criança com Apraxia, quanto mais extensa a palavra ou quanto mais silabas complexas tiver ou quanto mais sílabas diferentes tiver, maior será a dificuldade!). Lembrando também que para essa crianças a CO-ARTICULAÇÃO é um enorme desafio (sequencializar sílabas para formar palavras é o grande problema para elas!)
2. Começar por quantas palavras-alvo? Crianças graves: 4 a 6 alvos. Quadros moderados: 6 a 15 alvos. No decorrer do processo terapêutico isso vai sendo reanalisado. Depende de cada caso.
3. Repetição: é a pratica repetitiva que irá garantir a formação do plano motor (memória motora da palavra).
4. Tratamento intensivo: sessões mais curtas e mais frequentes são recomendadas. Mas, importante sempre considerar as necessidades globais da criança. Determinar as prioridades. Crianças com Apraxia e com outros quadros associados como por ex. alterações de linguagem, ou autismo ou outras síndromes, terão outros objetivos e estes devem continuar sendo trabalhados. Então, é importante, analisar com cuidado quais serão as metas das intervenções.
5. Uso de pistas multissensoriais (pistas visuais, auditivas, táteis/proprioceptivas, cinestésicas, cognitivas ( por ex. ajude a criança a pensar sobre o movimento: “a parte de trás da língua sobe” ou “vamos lá, o som que tem ventinho” ou “o som da cobra”. ).
As pistas ajudam a criança a entender e a aprender quais os movimentos necessários para a produção das palavras ou onde a acurácia do movimento foi interrompida.
6. Use sempre espelho ou filme a criança e você fazendo as produções.
7. Sempre dar os feedbacks (explicar o que foi feito adequadamente ou que ela deixou de fazer). Por ex. a criança fez um "o"..muito bem! você fez um bico quando falou o o ou outro exemplo: "criança falou TITA e era pipa: explicar pra ela: "oo..não é com a língua é com os lábios, você precisa juntar os lábios ou a boca".)
8. E eu acrescentaria aqui, outros itens importantes: criatividade (crianças de cansam facilmente e se as terapias não forem criativas, empolgantes, o processo não vai andar!). Crianças tem span de atenção reduzido (cuidado na escolha dos jogos e brinquedos). Persistência, e acreditar sempre!
Criança com Apraxia de Fala poderá progredir certamente. Mas as metas e estratégias precisam estar bem definidas. E devem sempre ir sendo analisadas e realinhas..caso o processo não esteja andando, é importante analisar o que está ocorrendo.
Em breve, tentarei escrever mais sobre terapias! O tempo é curto...rs.
Abraços para todos!
Dra Elisabete Giusti. - Fonoaudióloga.