Meu filho fala "elado!"
Cebolinha, o famoso personagem de Mauricio de Sousa, é bem conhecido pela sua forma de falar “elado”. Cebolinha quando fala, troca o R pelo L. Assim como o personagem, muitas crianças podem apresentar este tipo de alteração.
É comum o Fonoaudiólogo receber em seu consultório, uma criança na idade pré-escolar ou escolar, cuja queixa é a fala. Essa queixa pode ser analisada de várias formas, pois pode ser que a criança não fale, ou fale pouco, ou fale errado, trocando os sons, ou fale distorcendo os sons e assim por diante. Antigamente, todas as crianças que apresentavam uma alteração de fala, eram consideradas como tendo o mesmo problema, um distúrbio articulatório. Atualmente, não é mais assim, quando recebemos uma criança cuja queixa da família é a fala, é importante compreender e identificar as características de cada alteração, para que desta forma, uma conduta terapêutica específica e apropriada seja planejada para cada caso.
Neste artigo, pretendo explicar o que é o Distúrbio Fonológico ou Transtorno Fonológico, que é a dificuldade apresentada pelo Cebolinha.
Transtorno Fonológico é uma dificuldade de fala, caracterizada pela produção inadequada dos sons. Cada Língua possui um repertório de fonemas (sons) que são adquiridos e aprendidos gradativamente pela criança. Dizemos que uma criança apresenta um Transtorno Fonológico quando ela não adquiriu os sons esperados para sua idade ou quando ela apresenta trocas e omissões de sons que não são esperadas no desenvolvimento normal. Esta alteração pode gerar uma ininteligibilidade de fala (fala de difícil de compreensão), de grau variado. Quanto mais grave o transtorno fonológico, mais difícil será para entender o que a criança fala. Estas alterações interferem no rendimento escolar, profissional e na comunicação social.
O Fonoaudiólogo é o profissional habilitado para realizar o diagnóstico do Transtorno Fonológico. A criança ou adolescente deve ser submetido a uma avaliação completa de linguagem, fala e audição. Devem ser aplicadas provas de nomeação, imitação e de fala espontânea, para se obter uma amostra do sistema fonológico, na qual todos os fonemas da Língua deverão ser analisados.
Transtorno Fonológico & Dificuldade de Aprendizagem
Uma das principais preocupações do Fonoaudiólogo é a grande chance que as crianças com diagnóstico tardio de Transtorno Fonológico têm de apresentar dificuldades no processo de alfabetização. As alterações observadas na fala podem ser transpostas para a leitura e a escrita e com isso, afetar o rendimento escolar. Por isso, é muito importante o diagnóstico e o tratamento precoce.
Dúvidas freqüentes: até que idade algumas trocas são esperadas?
- Trocar o Ca por Ta: caiu: “taiu”: até 3 anos;
- Trocar o Ga por Da: gato: “dato”: até 3 anos;
- Trocar o Ta por Ga: tatu: “gagu”: até 3 anos e meio;
- Trocar o R por L: morango: “molango”: 3 anos e meio/4 anos;
- Trocar o cha pelo sa: “Suva” para chuva: até 4 anos e meio;
- Omissão de encontros consonantais: blusa: “busa”; prato: “pato”: até 6 anos e meio/ 7anos;
Algumas trocas não fazem parte do desenvolvimento normal e quando acontecerem devemos ficar bem atentos e procurar um Fonoaudiólogo para avaliação. Alguns exemplos:
V por F: “ufa” para uva; “faca” para vaca;
G por Ca: “cato” para gato; “calo” para galo;
B por P: “pola” para bola; “pepê” para bebê;
D por T: “teto” para dedo; “tato” para dado;
Z por S: “cassa” para casa; “assul” para azul;
J por Ch/X: "chanela" para janela;
Estas trocas são conhecidas como ensurdecimentos (são fonemas sonoros que passam a ser produzidos como fonemas surdos, ou seja, a criança deixa de fazer a vibração laríngea). Estas trocas necessitam de intervenção terapêutica e se não forem corrigidas, podem afetar o desempenho escolar (a criança poderá escrever da forma como ela fala).
Falar errado não pode ser “bonitinho” ou “engraçado”. Com o tratamento adequado, é possível superar estas dificuldades.
Texto elaborado por: Dra.Elisabete Giusti
Referências Consultadas
Wertzner, H.F. Fonologia: Desenvolvimento e Alterações. In: Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004, Capítulo 62.
Wertzner, H.F. Fonologia. In: Andrade, C.R.F; Befi-Lopes, D.M; Fernandes, F.D.M. Wertzner, H.F. ABFW Teste de Linguagem Infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. São Paulo: Pró-Fono, 2004.