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A Autora

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Formação Acadêmica

Graduada em Fonoaudiologia – Universidade Estadual Paulista (UNESP/1998).
Especialização em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Doutorado concluído em 2007. 

Fonoaudióloga Clínica com expertise em transtornos do desenvolvimento da fala e da linguagem e especialmente, nos transtornos motores de fala (Apraxia - Disartria).

Terapeuta com Certificação no Método Hanen (Programa de Orientação voltado aos Pais –  Como os pais podem ajudar no processo de desenvolvimento da linguagem) pelo Hanen Centre – Canadá.
Terapeuta com formação no Método PROMPT (Nível I e Nível II) pelo  Prompt Institute, EUA. E com experiência em outros métodos como DTTC (Dynamical Temporal and Tactile Cueing, Dra. Edythe Strand) e ReST (Rapid Syllable Transition Training). Técnicas indicadas para crianças com transtornos motores da fala. 
Consultora Técnica e Sócia-Benemérita da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (ABRAPRAXIA - apraxiabrasil.org).

Fundadora do site: atrasonafala.com.br. 
Participação como palestrante e ouvinte em diversos congressos e conferências nacionais e internacionais relacionado ao tema transtornos de fala e linguagem.
Integrante/Sócia-fundadora do Grupo TDL-Brasil - Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem.
Ver Currículo

Experiência Profissional

  • Fonoaudióloga Clínica, com experiência clínica na área de desenvolvimento da fala e da linguagem; 
  • Coordenadora / Supervisora da Equipe Interdisciplinar de Triagem e Avaliação Diagnóstica da APAE de Limeira, SP (Desde 1999).
  • Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Departamento de Linguagem Infantil.

Pesquisadora Associada e Colaboradora no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações (Curso de Fonoaudiologia, USP/SP de 2000 a 2012). 

Consultório: localização: Avenida Jamaris, 100 - Edifício Wall Street - Conjunto 208 - Bairro: Moema - São Paulo. 

Prêmios e Títulos Recebidos

2002: Recebeu a indicação de melhor trabalho científico na categoria Tema Livre, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
2007: Recebeu o título de Doutora em Lingüística, pela Universidade de São Paulo. 
2007: Recebeu o título de Melhor Pôster Científico na área de Linguagem Infantil, pela International Association of Logopedics and Phoniatrics.
2007: Recebeu o Prêmio “Excelência em Fonoaudiologia” pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
2008: Recebeu a Menção Honrosa pelo pôster científico: “Perfil comunicativo de crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem”, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
2008: Recebeu o Prêmio “Helena Antipoff” pelo melhor trabalho científico, pela Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins.
2016: Recebeu o Título de "Sócia Benemérita" pela Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância pela dedicção à causa. 

Atuação Profissional

Atendimento Clínico  à: Lactentes, Crianças na Idade Pré-Escolar, Escolar e Adolescentes.

Avaliações diagnósticas, acompanhamento do desenvolvimento da fala e da linguagem, terapia fonoaudiológica e orientação aos pais e responsáveis. 

Atendimento Clínico

Atendo no meu consultório (Bairro de Moema, São Paulo, Capital). Realizo avaliação/diagnóstico fonoaudiológico, orientação e intervenção terapêutica.

Inicialmente é realizada uma Avaliação Fonoaudiológica completa e detalhada, para se chegar ao diagnóstico e definição de conduta.

Quando houver indicação de atendimento fonoaudiológico, é realizado um planejamento terapêutico individual, com metas e objetivos a serem alcançados.

Seguimento da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral

Algumas crianças apresentam fatores de risco para apresentarem alterações no desenvolvimento da linguagem, tais como: prematuridade, infecções freqüentes de ouvido (otites recorrentes), dificuldades de socialização, bilingüismo, etc.

Nestes casos, é importante que haja um acompanhamento quanto à aquisição e desenvolvimento da linguagem, realizado por meio de reavaliações periódicas (trimestrais, semestrais ou anuais). Nestas reavaliações, os pais e/ou responsáveis recebem orientações específicas de como auxiliar neste processo.

Orientação / Suporte Familiar

Os pais e ou responsáveis pela criança devem receber orientações, dicas de estratégias de como podem ajudar no processo de desenvolvimento da fala e linguagem e o que não devem fazer (atitudes que não favorecem o desenvolvimento).

Muitas vezes, os pais não colaboram por não saberem como ajudar e o Fonoaudiólogo deve ajudá-los neste processo.

Existem muitas formas de ajudar e para cada família, elaboro um Programa de Orientação, com dicas e atitudes para auxiliar no desenvolvimento da fala e da linguagem oral.

Orientação / Acompanhamento Escolar

Crianças com alterações no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar dificuldades de aprendizagem, de adaptação escolar e relacionamento/socialização. Realizo visitas às Escolas / Colégios para orientação e acompanhamento do desempenho escolar da criança e/ou adolescente. Os professores e coordenadores pedagógicos são orientados em como ajudar e quais as adaptações necessárias. 

Também realizo treinamentos específicos  às Escolas, aos Professores, Coordenadores Pedagógicos, Equipe de Apoio e aos Pais  (Palestras, Treinamentos, Mini-Cursos, Supervisão).

Sugestão de alguns temas que podem ser abordados:
  • Desenvolvimento normal e alterado da linguagem oral. Quais os aspectos necessários para o adequado desenvolvimento da fala e da linguagem?
  • Falta de estímulos adequados e o atraso no desenvolvimento da fala. O que fazer? Pais que trabalham o dia todo - isso pode prejudicar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem? Babás podem ajudar? Como? 
  • Como diferenciar um atraso "ambiental", por falta de estímulos de um transtorno específico para desenvolver a fala e a linguagem? O que os professores devem observar? 
  • Como identificar sinais de possíveis alterações? Quando encaminhar uma criança para uma avaliação?
  • Linguagem oral, alfabetização, leitura e escrita - quais as relações entre estas habilidades? 
  • Meu aluno não aprende, o que devo fazer? O que são os transtornos de aprendizagem? 
  • Tenho um  aluno é disléxico e agora? 
  • Inclusão de alunos com necessidades especiais: Como fazer? 

Entre e contato e consulte a disponibilidade em sua Escola ou Colégio. Organizo palestras, cursos e grupo de estudos. Palestras para professores e pais. 

Supervisão

Se você é Fonoaudiólogo ou Profissional da área da Educação e tem dúvidas a respeito dos temas aqui abordados, agende uma supervisão (discussão de casos, avaliação e planejamento terapêutico).

Cursos de Curta-Duração / Palestras / Grupo de Estudos

Realizo cursos, palestras e grupo de estudos. Temas relacionados à identificação precoce de alterações no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem, avaliação e diagnóstico diferencial dos transtornos específicos, intervenção terapêutica e orientação familiar  e escolar.

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