Os pais podem ajudar no desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança. O dia-a-dia é muito rico em situações que favorecem a comunicação e o desenvolvimento da linguagem. Os pais precisam saber como aproveitar essas oportunidades.
Nesta seção irei descrever algumas dicas gerais de como ajudar neste processo. No entanto, cada família é única na sua dinâmica e organização. Sou Fonoaudióloga, com formação no Método Hanen, um programa desenvolvido em Toronto, Canadá, que visa o desenvolvimento da linguagem e é baseado na filosofia de que a linguagem se desenvolve no meio familiar, em um processo de estimulação continuada. Para mais informações, faça um contato: contato@atrasonafala.com.br
A seguir algumas dicas gerais e divididas de acordo com cada faixa etária. Para crianças que ainda não falam, leia as dicas descritas para as idades até 1 ano de idade.
Bebês:
- Converse com seu bebê nas atividades de vida diária, como no momento do banho, da alimentação, da troca de fraldas;
- Use uma fala simples, concreta, com bastante entonação e expressão facial;
- Pronuncie adequadamente as palavras, não fale errado, seu bebê precisa de modelos corretos de fala;
- Responda às vocalizações e balbucios (converse, olhe, toque, sorria);
- Mostre prazer e interesse pela comunicação com ele;
- Ensine o nome dos objetos, pessoas familiares e ações;
- Comente o que está fazendo, nomeando, descrevendo;
- Cante canções infantis;
Lactentes de 12 a 18 meses (1 ano e meio):
- Imite os movimentos e as produções verbais;
- Fale do que está fazendo quando estiver com ele ou ela;
- Descreva as ações do dia-a-dia: banho, vestir-se, comer, andar de carro, viajar;
- Estimule jogos de imitação;
- Leia livros ilustrados para seu filho;
- Imite sons conhecidos, como o latido do cachorro, pássaros, gato, carros;
- Elogie as tentativas de comunicação;
Crianças de 2 anos:
- Leia livros ilustrados e chamativos;
- Fale das situações novas antes de sair;
- Repita palavras novas várias vezes;
- Ensine-o a seguir instruções (ex: "pegue a bola!")
- Ouça músicas, cante juntos;
- Escute-o com atenção (evitar: “não te entendo”);
- Faça perguntas para estimular o pensamento e linguagem:
- por que você está tomando banho?
- Enfatize características dos objetos
- (cor, forma, tamanho) (“nossa que carro grande!”)
- Dê a oportunidade de usar palavras novas (deixe-o completar uma frase (vamos comprar uma....);
Crianças de 3 anos:
- Estenda a comunicação (mantenha uma “conversa”);
- Comente sobre semelhanças e diferenças de objetos, pessoas e eventos;
- Estimule seu filho a contar histórias;
- Leia para ele histórias cada vez mais longas;
- Preste atenção quando ele falar alguma coisa, retomando os sons que ele tiver dificuldade;
- Dê um tempo para ele responder;
- Utilize brinquedos ensinar preposições: em cima, atrás, ao lado;
- Exagere, repita, enfatize palavras para chamar a atenção;
- Conte sobre as atividades do dia;
- Pronuncie as palavras de forma correta, não use diminutivos;
- Ensine o “brincar” (organizar uma brincadeira de faz-conta, crie personagens).
Crianças de 4 anos:
- Ajude a criança a classificar os objetos e coisas, explicando porque pertencem a tais categorias (ex. animais, frutas, meios de transporte);
- Ensine-o a usar o telefone;
- Permita que a criança a participar das atividades da casa;
- Utilize conceitos de espaço e posição enquanto brinca ("coloque o carro embaixo da ponte!")
- Delegue responsabilidades;
- Leia histórias cada vez mais longas;
- Permita que ele invente histórias; crie novas histórias;
- Continue demonstrando satisfação no desenvolvimento da fala dele;
- Não espere perfeição absoluta na maneira como ele fala (nesta idade, algumas trocas ainda são esperadas!);
Crianças de 5 anos:
Escute a criança quando ela estiver falando;
Incentive a criança a expressar seus sentimentos, idéias, sonhos, desejos e medos;
Estimule brincadeiras criativas (faz-conta), jogos com regras;
Estimule o relato de experiências vividas na escola, na casa de amigos, etc.
Proporcione oportunidades de aprender canções, versos, rimas;
Continue lendo histórias;
Fale como se falaria com um adulto (mantenha uma “conversa” com a criança).
Incentive a criança a expressar seus sentimentos, idéias, sonhos, desejos e medos;
Estimule brincadeiras criativas (faz-conta), jogos com regras;
Estimule o relato de experiências vividas na escola, na casa de amigos, etc.
Proporcione oportunidades de aprender canções, versos, rimas;
Continue lendo histórias;
Fale como se falaria com um adulto (mantenha uma “conversa” com a criança).
Crianças de 6 anos:
- Ter um momento tranqüilo todo dia que permita uma conversa;
- Começar com leitura de palavras simples, números;
- Inventar histórias ou jogos; “criar” um livro de histórias;
- Permita que participe que a criança participe das tarefas da cozinha (livro de receitas com instruções simples);
- Ver filmes ou programas na tv e depois conversar sobre o que viu;
- Participar das discussões familiares;
- Definir palavras e conceitos novos;
- “Escrever” (com letras magnéticas, alfabeto móvel, por exemplo)
Referências Bibliográficas:
Guía de Referencia.Notas informativas sobre el desarrolo del habla e del lenguaje.
Segunda Edición. Pro-ed, 2003.
Airmard, Paule. O surgimento da linguagem na criança. Porto Alegre, Artmed, 1998.