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Os pais podem ajudar no desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança. O dia-a-dia é muito rico em situações que favorecem a comunicação e o desenvolvimento da linguagem. Os pais precisam saber como aproveitar essas oportunidades.

Nesta seção irei descrever algumas dicas gerais de como ajudar neste processo. No entanto, cada família é única na sua dinâmica e organização. Sou Fonoaudióloga, com formação no Método Hanen, um programa desenvolvido em Toronto, Canadá, que visa o desenvolvimento da linguagem e é baseado na filosofia de que a linguagem se desenvolve no meio familiar, em um processo de estimulação continuada. Para mais informações, faça um contato: contato@atrasonafala.com.br

A seguir algumas dicas gerais e divididas de acordo com cada faixa etária. Para crianças que ainda não falam, leia as dicas descritas para as idades até 1 ano de idade.

Bebês:

  • Converse com seu bebê nas atividades de vida diária, como no momento do banho, da alimentação, da troca de fraldas;
  • Use uma fala simples, concreta, com bastante entonação e expressão facial; 
  • Pronuncie adequadamente as palavras, não fale errado, seu bebê precisa de modelos corretos de fala; 
  • Responda às vocalizações e balbucios (converse, olhe, toque, sorria); 
  • Mostre prazer e interesse pela comunicação com ele; 
  • Ensine o nome dos objetos, pessoas familiares e ações; 
  • Comente o que está fazendo, nomeando, descrevendo; 
  • Cante canções infantis;

Lactentes de 12 a 18 meses (1 ano e meio):

  • Imite os movimentos e as produções verbais;
  • Fale do que está fazendo quando estiver com ele ou ela; 
  • Descreva as ações do dia-a-dia: banho, vestir-se, comer, andar de carro, viajar; 
  • Estimule jogos de imitação; 
  • Leia livros ilustrados para seu filho; 
  • Imite sons conhecidos, como o latido do cachorro, pássaros, gato, carros; 
  • Elogie as tentativas de comunicação;

Crianças de 2 anos:

  • Leia livros ilustrados e chamativos;
  • Fale das situações novas antes de sair;
  • Repita palavras novas várias vezes;
  • Ensine-o a seguir instruções (ex: "pegue a bola!") 
  • Ouça músicas, cante juntos;
  • Escute-o com atenção (evitar: “não te entendo”);
  • Faça perguntas para estimular o pensamento e linguagem:
  • por que você está tomando banho?
  • Enfatize características dos objetos
  • (cor, forma, tamanho) (“nossa que carro grande!”)
  • Dê a oportunidade de usar palavras novas (deixe-o completar uma frase (vamos comprar uma....);

Crianças de 3 anos:

  • Estenda a comunicação (mantenha uma “conversa”);
  • Comente sobre semelhanças e diferenças de objetos, pessoas e eventos;
  • Estimule seu filho a contar histórias;
  • Leia para ele histórias cada vez mais longas;
  • Preste atenção quando ele falar alguma coisa, retomando os sons que ele tiver dificuldade;
  • Dê um tempo para ele responder;
  • Utilize brinquedos ensinar preposições: em cima, atrás, ao lado;
  • Exagere, repita, enfatize palavras para chamar a atenção;
  • Conte sobre as atividades do dia;
  • Pronuncie as palavras de forma correta, não use diminutivos;
  • Ensine o “brincar” (organizar uma brincadeira de faz-conta, crie personagens).

Crianças de 4 anos:

  • Ajude a criança a classificar os objetos e coisas, explicando porque pertencem a tais categorias (ex. animais, frutas, meios de transporte);
  • Ensine-o a usar o telefone;
  • Permita que a criança a participar das atividades da casa; 
  • Utilize conceitos de espaço e posição enquanto brinca ("coloque o carro embaixo da ponte!")
  • Delegue responsabilidades; 
  • Leia histórias cada vez mais longas;
  • Permita que ele invente histórias; crie novas histórias; 
  • Continue demonstrando satisfação no desenvolvimento da fala dele;
  • Não espere perfeição absoluta na maneira como ele fala (nesta idade, algumas trocas ainda são esperadas!);

Crianças de 5 anos:

Escute a criança quando ela estiver falando; 
Incentive a criança a expressar seus sentimentos, idéias, sonhos, desejos e medos; 
Estimule brincadeiras criativas (faz-conta), jogos com regras; 
Estimule o relato de experiências vividas na escola, na casa de amigos, etc. 
Proporcione oportunidades de aprender canções, versos, rimas; 
Continue lendo histórias; 
Fale como se falaria com um adulto (mantenha uma “conversa” com a criança).

Crianças de 6 anos:

  • Ter um momento tranqüilo todo dia que permita uma conversa;
  • Começar com leitura de palavras simples, números; 
  • Inventar histórias ou jogos; “criar” um livro de histórias; 
  • Permita que participe que a criança participe das tarefas da cozinha (livro de receitas com instruções simples); 
  • Ver filmes ou programas na tv e depois conversar sobre o que viu; 
  • Participar das discussões familiares; 
  • Definir palavras e conceitos novos; 
  • “Escrever” (com letras magnéticas, alfabeto móvel, por exemplo)

Referências Bibliográficas:

Guía de Referencia.
Notas informativas sobre el desarrolo del habla e del lenguaje.
Segunda Edición. Pro-ed, 2003.
Airmard, Paule. O surgimento da linguagem na criança. Porto Alegre, Artmed, 1998.

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